top of page

Sites analisados



Aqui estão sites analisados em novembro 2004 e revistados junho de 2017. De modo geral, considera-se que referente à cultura turística, não há ainda aproveitamento total da internet enquanto veículo de comunicação capaz de por em sinergias grupos culturais, empresas, cidadãos e governantes. Nos últimos 13 anos, pode-se dizer que a exploração do meio por empresários e poder público de Porto Seguro, permanece genuína, seguindo uma fórmula que reúne informações superficiais, com fotografias de paisagens e festas, reproduzindo o imaginário da carta de Caminha. Por uma metáfora à história do município, pode-se dizer que as extensões de Porto Seguro para o ciberespaço da internet parecem repetir as iniciativas de colonização dos portugueses, aproveitando-se apenas o superficial e aspectos mais simples de serem trabalhados (no caso, hipertextualidade, analogia, heterogeneidade e caixa de diálogo). Como pode ser verificado abaixo, na relação e descrição dos sites analisados ainda há um universo cibernético a ser explorado pelo município de Porto Seguro. Alguns sites já estão desativados, mas foram mantidos aqui como registro. A proposta é que temporariamente sejam inseridos novas análises.



Portal da Costa do Descobrimento – Portonet. Non-grounded cybercity. Possui chats, e-mails, enquete e mural de recados como links de interação. Não oferece prestação de serviços nem educação nem e-comerce. As informações são referentes à agenda, dados geográficos e estatísticos sobre o município, enumera as principais atividades econômicas, pontos turísticos e relata um pouco da história oficial sobre o descobrimento. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto, fotografias e ícones), mobilidade dos centros, exterioridade e topologia. Utiliza da analogia. Designer de fácil compreensão, facilita o deslocamento. O site tem como função principal descrever os aspectos do local. apesar de utilizar da hipertextualidade, esta tem um certo limite, afinal muitos dos links conectados não oferecem continuidade ao texto. Pode-se dizer que este site tem limites estruturais e não explora devidamente as características do meio, não possibilita a execução de ações. O conteúdo apresentado é muito limitado e não fornece a percepção do senso do local. O aspecto histórico apresentado apenas propõe um conteúdo propagado e difundido.


Site da Secretaria Municipal de turismo. Non-grounded cybercity. Possui apenas e-mail com link de interação. Não oferece prestação de serviço nem educação nem e-comerce. Oferece informações geográficas e estatísticas sobre o município, enumera alguns estabelecimentos comerciais como hotéis e restaurantes, apresenta um calendário de eventos. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (som, fotografia e texto), mobilidade dos centros e topologia. Utiliza da analogia. O designer é simples e possibilita fácil navegação. As informações são superficiais, não há uma atualização direta e o site vende o município a partir da do imaginário de Caminha.


Hotel Casinhas da Bahia. Non-grounded cybercity. Interação somente por e-mail. Oferece apenas prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre Caraíva e sobre as acomodações do hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ícones, fotografias e textos) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é agradável e possibilita fácil navegação. Tem rápida conexão mas não permite uma acepção sobre o local.


Hotel Monte Pascoal. Non-grounded cybercity. Interação a partir de chats. Oferecer apenas prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre aspectos festivos do município, pontos turísticos, aspectos geográficos e climáticos e sobre as instalações e serviços do hotel. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (fotografias e texto). Utiliza da analogia e da assimilação. Apresenta rápida conexão, mas o designer é desagradável de se olhar por muito tempo. As informações são superficiais e reproduzem o imaginário da Carta de Caminha.


Hotel Porto das Naus. Non-grounded cybercity. Interação apenas por e-mail. Oferece prestação de serviços (reserva de diárias) e informação sobre a localização do município, distância das principais capitais do país e sobre as instalações do hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (som, texto e fotografia), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer facilita a conexão. as informações são restritas ao hotel. Rápida conexão.


Hotel Solar do Imperador. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e informações restritas ao o hotel. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (texto e fotografia). Utiliza da analogia. Designer agradável que permite fácil locomoção. Possui rápida conexão. o site funciona como um cartão postal eletrônico não utilizando das potencialidades do meio.


Porto Seguro Praia Hotel. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações e serviços do hotel e aspectos ambientais e turísticos do município. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ícones, fotografias e texto) topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. Designer agradável estimula e permite fácil navegação. Rápida conexão. o site assemelha-se a um cartão postal eletrônico ou mesmo como um dispositivo de marketing.


Hotel. Non-grounded cybercity. Oferece interação via e-mail, prestação de serviço (reserva de diárias) e informações turísticas e sobre as acomodações e serviços do hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto e fotografia), exterioridade e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é agradável e apresenta rápida conexão o que facilita a locomoção. As informações são superficiais.


Alicerce Engenharia e Projetos (Construtora do Espírito Santo). Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e enumera hotéis, pousadas e loteamentos em Porto Seguro. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, multiplicidade, exterioridade e topologia. Utiliza da articulação. Site com rápida conexão, apresenta links que remetem o usuário a hotéis, pousadas e loteamentos.


Pousada Arigato. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviço (reserva de diárias) e informações limitadas às características da pousada. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto e fotografia) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. Designer agradável que possibilita fácil navegação. O site comporta-se como um postal eletrônico.

Página do portal Terra. Metaphorical cybercity. Oferece apenas informações sobre a história local e alguns atrativos turísticos. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto e imagem), exterioridade e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. O designer é agradável e possibilita fácil navegação. Uma cidade metafórica sem pretensão de interação nem de prestação de serviços. Com tudo as informações que oferece são superficiais e não possibilita uma maior compreensão sobre atual dinâmica do município, ressaltando apenas o imaginário da carta de Caminha e evidenciando o local como o marco do descobrimento.


Página do portal da Rede Bahia de Comunicação. Metaphorical cybercity. Oferece jornalismo e como interação enquete sobre a cidade e espaço para comentário da matéria. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, multiplicidade, exterioridade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. Com o designer de um jornal eletrônico, apresenta notícias referentes ao cotidiano do local, proporcionando uma idéia da dinâmica do município. Notícias as mais diversas compõem a dinâmica da página, as matérias são fácil e rápido entendimento com linguagem apropriada para o meio.










Hotel Charles do Mundaí. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações do hotel e sobre a sua localização. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto e imagem) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. Designer agradável que permite fácil locomoção. Apresenta rápida conexão, possibilita apenas a compreensão do hotel mas não promove a descrição do município.


Imobiliária. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e caixa de diálogo tanto para locadores quanto para locatários, as informações são apenas sobre os imóveis. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (Imagem e texto) e topologia. Utiliza da analogia e da articulação. O designer é simples e agradável. Permite fácil locomoção. Os poucos links perpetuam as informações iniciais.


Página do Portal MSN. Metaphorical cybercity. Oferece interação por chats, jornalismo e informações sobre o calendário de eventos e a história local. apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (texto e fotografia) e mobilidade dos centros. O designer é agradável e proporciona fácil navegação. Página em inglês, contextualiza Porto Seguro a partir do imaginário de Caminha.


Imobiliária. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre os imóveis e um pouco sobre o município. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto e imagem) e topologia. Utiliza da analogia. O designer é um tanto complicado para a locomoção os títulos dos links não possibilitam um entendimento imediato dos seus respectivos conteúdos. É difícil encontrar o link para interação. As informações sobre o município são limitadas às festividades e a aspectos ambientais.


Imobiliária. Non-grounded cybercity. Oferece interação por meio de caixa de diálogo tanto para locador quanto para locatário. As informações referem-se à história local, aos aspectos ambientais e eventos turísticos. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (testos e fotografias) e topologia. Utiliza da analogia. O designer é simples utiliza da barra de rolamento e estimula a navegação. As informações sobre a história são superficiais e reproduzem o imaginário da carta de Caminha.


Agência de turismo – Discover South América. Metaphorical Cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de pacotes turísticos) e informações sobre o município, sobre o país e sobre serviços da empresa, que pode ser categorizada por uma Lone Eagle. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (texto e fotografia), exterioridade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. O designer é agradável, facilita a locomoção pelo site. Apresenta o município sobre a lógica do imaginário da carta de Caminha, contextualizando o local como um destino cuja dinâmica é voltada apenas para a diversão.



Serviço de Atendimento ao Cidadão -SAC. Metaphorical Cybercity. Oferece apenas informação sobre o endereço e os dias e horários de funcionamento. Apresenta heterogeneidade (fotografia e texto) e hipertextualidade e topologia para remeter o usuário a prestadoras de serviços, como Embaza, Coelba e bancos. Utiliza da analogia.


Agência de viagem. Metaphorical cybercity. apresenta interação por e-mail e informações sobre o local. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia. O designer é bastante simples, promove fácil deslocamento o texto é voltado para atrair turista estrangeiro, com imagem que estimulam o turismo sexual.


Agência de viagem. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre os atrativos turísticos, um pouco da história e sobre os hotéis credenciados bem como apresenta mapas de localização do município. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia, ícone e texto), multiplicidade e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer é agradável proporciona uma fácil navegabilidade. O site é voltado para o público exterior e apresenta o município com um forte apelo às práticas festivas. Promove a articulação de empresas hoteleiras com usuários.


Agência. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre hotéis cadastrados. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade e topologia. Utiliza da analogia, assimilação e articulação. Página simples com enumeração de hotéis. Cada hotel corresponde a um link que apresenta outros vários links. Promove articulação entre empresas hoteleiras e usuários.


Agência de viagem. Metaphorical cybercity. Oferece interação por caixa de diálogo, prestação de serviços (reservas de diárias) informações sobre os hotéis credenciados. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, multiplicidade, exterioridade e topologia. Utiliza da analogia e da assimilação.o designer é simples ,apresentando enumeração de hotéis que se constituem com links.


Agência. Metaphorical Cybercity. Oferece poucas informações sobre a história e aspectos ambientais e festivos do município. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto), exterioridade e topologia. Utilizada analogia. O designer é simples semelhante a uma página de jornal impresso. Site apenas informativo.


Página voltada para a promoção do turismo sexual. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (contratação de garotas de programa), informações sobre a festividade praias e comercio sexual, educação (regras contra prostituição infantil e normas de utilização do site) e e-comerce (vendas de vídeos e produtos eróticos). Apresenta hipertextualidade, metamorfose e heterogeneidade (fotografias, texto e vídeo). Utiliza da analogia, assimilação e articulação. Site voltado para o turismo sexual. Designer agradável, possibilita fácil navegação. Utiliza da metalinguagem da rede para promover a perpetuação do imaginário local de paraíso sexual. Apresenta fotografias e vídeo de sexo explícito, além de um texto na página principal que descreve as garotas locais como fáceis e disponíveis ao sexo. O site é em inglês, voltado para o turista estrangeiro. A página principal é voltada para o esclarecimento do conteúdo exposto. As exposições de atos sexuais estão linkadas à página principal, de modo que não cause impacto imediato aos navegantes. O site, contudo, atenta contra a prostituição infantil.


Guia de hotéis. Oferece a conexão do usuário com empresas da rede hoteleira. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, exterioridade e topologia. Utiliza da analogia e da articulação. Designer simples apenas apresenta uma listagem de hotéis que se constituem com links.


Agência. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre atrativos turísticos e a enumeração de bares e restaurantes. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, exterioridade e topologia. Utiliza da analogia, assimilação e articulação. O designer é agradável, facilita a navegaçãhttp://membres.lycos.fr/damasceno/nordeste/ba/ba-psegu1.html

Metaphorical cybercity. Oferece informação sobre a história e algumas características ambientais, utilizando da analogia. A página é semelhante a uma página de revista impressa.


Metaphorical Cybercity. Oferece informações sobre aspectos históricas e sobre a natureza e costumes locais. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia. O designer é simples, semelhante à revista impressa.


Revista eletrônica. Metaphorical cybercity. Oferece jornalismo e informações sobre restaurantes, hotéis, história, natureza, festividade, além de receitas culinárias e horóscopo. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia.


Hotel Tropical Oceano Praia. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e caixa de diálogo para indicação do hotel a terceiros, prestação de serviços (reserva de quarto de hotéis e locação de automóveis) e informações apenas sobre as instalações e serviços do hotel. Apresenta hipertextualidade e multiplicidade. Utiliza da analogia e assimilação. O site é voltado para descrever os aspectos do hotel, com designer usa de vários idiomas, contudo não oferece informações sobre o município.

World Sites Atlas. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre a história e aspectos turísticos do município. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade e topologia. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer é semelhante à paginas de revista impressa. A página fornece informações básicas sobre Porto seguro, limitando-se a aspectos turísticos e informações que remetem ao mito do descobrimento. A página promove interação do usuário da internet.


Empresa de turismo espanhola. Metaphorical Cybercity. Oferecer interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias e locação de veículos), informações sobre a história e aspectos turísticos do município bem como características dos hotéis credenciados. Oferece também a venda de roupas e objetos eletrônicos. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (textos e fotografias), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer da página inicial é simples com links que permitem e estimulam o deslocamento pelo site. As informações propagam o imaginário da Carta.


Revista eletrônica turística. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, informações superficiais sobre aspectos turísticos do município e jornalismo, com notícias turísticas do âmbito nacional. apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografias e texto), topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da articulação. O designer é semelhante a revistas impressas. Esse é um site específico para informações turísticas nacionais. As informações são superficiais e oferecem indicações de hospedagem, de alimentação e de atividades turísticas das localidades.


Correio da Bahia. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, informações referentes á localização e como chegar ao município, bem como sobre alguns aspectos turísticos. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (texto e fotografia) e topologia. Utiliza da analogia. Página específica sobre turismo do jornal. A análise foi referente à página e não ao site completamente. Não há exploração devida sobre o jornalismo on-line, não há conexão com outros sites sobre o município.


Hotel Florinda Inn. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações limitadas à descrição das características e serviços do hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, exterioridade, topologia e mobilidade dos centros. Site de fácil navegabilidade, com designer agradável.


Hotel Porto Belo Resort. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e caixa de sugestões, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre aspectos turísticos, a história, a natureza e festividades, bem como sobre eventos populares além de oferecer informações sobre hotel e sobre o município, listando hospitais farmácias, espaços culturais, bancos, jornais, atividades econômicas, clima e temperatura. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é agradável e permite fácil navegabilidade. As informações são superficiais propõem uma certa compreensão sobre a dinâmica do município.


Uma Metaphorical cybercity. Oferece poucas informações sobre o município. Apresenta apenas heterogeneidade (texto e fotografia). Utiliza da analogia. Página semelhante a de periódico impresso. Apresenta rápida conexão.


Portal que enumera hotéis. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços e informações sobre os direitos dos hotéis cadastrados. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer é simples e agradável e apresenta rápida conexão. Promove a articulação entre empresas, fornecedores e usuários. Apresenta uma política de defesa dos direitos dos hotéis cadastrados garantindo a privacidade dos dados cadastrais.


Portal do Território Brasileiro. Non-grounded cybercity. Site em construção. Por sua estrutura, evidencia-se interação por e-mail e fórum, prestação de serviços (reserva de diárias), informação, e-comerce e jornalismo. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, exterioridade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer é simples e agradável, permite ao internalta navegar pela cidade, conhecendo um pouco história e dos aspectos do cotidiano. Há um certo estímulo ao debate público, através do links ‘A cidade fala’. Dados estatísticos, informações gerais, destaques turísticos são algumas temáticas que fomentam a dinâmica do site que se comporta côo um representação do município, capaz de permitir ao internauta um panorama geral da sua dinâmica.


Onde hospedar – guia de hotéis e pousadas do Brasil. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e disponibiliza contatos com empresas hoteleiras. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ícones e texto), topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da articulação. O site oferece a enumeração de hotéis, promovendo a articulação destes com o usuário. Não apresenta detalhes dos hotéis muito menos informações sobre o município.


Agência de viagem CVC. Metaphorical cybercity. Oferece informação por e-mail, reservas de pacotes turísticos e poucas informações sobre aspectos naturais do destino além de informações sobre os serviços inclusos nos pacotes turísticos. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, exterioridade topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O Site tem um designe bastante agradável, representa uma prestadora de serviços turísticos e põe em sinergia empresas e usuários.

Canal Kids. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre a história do município. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ilustrações e texto) e topologia. Utiliza da analogia. Este é um site informativo para crianças. Apresenta designer semelhante à de revista impressa, proporcionando no texto, links que remetem a conteúdos explicativos que ampliam o sentido do texto.


Jornal digital. Metaphorical cybercity. Oferece jornalismo. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. O site corresponde a uma revista eletrônica nacional.A matéria sobre Porto Seguro aparece na página de Cultura. Não há a exploração das características do meio para que seja gerada uma discussão sobre os aspectos do município. não há conexão com outros sites referentes ao local.


Pousada do Roballo. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre o Arraial d’Ajuda e sobre a pousada. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O site tem um designer agradável e rápida conexão que possibilitam fácil navegação. Utiliza do recurso visual, apresentando pessoas malhadas e a natureza exótica, como parte do cenário local.



Embratur. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre o município e seus atrativos turísticos. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, exterioridade e topologia. Utiliza da analogia. O designer é semelhante ao de um periódico impresso. Possibilita a conexão com sites referentes ao local. As informações reproduzem o imaginário da Carta de Caminha. A análise foi referente à página sobre Porto seguro e não ao site inteiro.


Geocities yahoo. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre o município e a enumeração de empreendimentos turísticos. Apresenta hipertextualidade e utiliza da analogia. O designer e semelhante ao de um periódico impresso, não há detalhamento das informações que apenas reproduzem o imaginário da carta.


DOAJ – Directory of Open Access Journals. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e educação. Apresenta hipertextualidade e utiliza da analogia. O designer é simples e agradável. O site é voltado para a disponibilização de estudos científicos. Explora da hipertextualidade para ampliar as discussões e oferta de dados científicos.


Sielo Brasil. Revista Brasileira de Geofísica. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e educação. Apresenta hipertextualidade e utiliza da analogia. A página é simples, semelhante à de um periódico impresso. Disponibiliza estudos científicos sobre o local e utiliza da hipertextualidade para detalhar os conteúdos.


Abbra – Produtos e serviços. Metaphorical cybercity. Oferece informação sobre a história e sobre aspectos turísticos (festividades). Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, exterioridade e topologia. Utiliza da analogia. O designer assemelha-se ao de um cartão postal. Apresenta informações superficiais sobre o local, propagando o imaginário da carta.


Hotel Marlin. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre as acomodações do hotel e sobre a localização (oferece mapa). Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (texto, fotografia e som) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é simples e agradável e site possui rápida conexão, facilitando a navegação.


Los Mandalas Resort. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre as instalações do resort e sobre os serviços de mergulho que oferece. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (fotografia e texto). Utiliza da analogia. O designer é simples, as não aproveita as os recursos do meio para potencializar as comunicação e agilizar as ações do usuário.



Cidades Ibest. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre as comemorações festivas, sobre hospedagem, e sobre meios de transportes de acesso, sobre hospitais, atividades econômicas, características geográficas e informações sobre a temporadas turísticas. Apresenta hipertextualidade e metamorfose e utiliza da analogia. O designer é semelhante ao de um periódico impresso as informações turísticas limitam-se a um calendário festivo.


Pousada Ramona. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre a natureza e atrativos turísticos de Trancoso e sobre as instalações do hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é simples e agradável, apresenta rápida conexão, facilitando a navegação. As informações são superficiais e não dão conta da complexidade sócio-econômica do local, sendo limitadas ao imaginário de carta.


Imobiliária. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviço (aluguel de casas para temporada), e-comerce (venda de imóveis) informações sobre pontos turísticos e sobre aspectos naturais do município bem como sobre as características dos imóveis negociados. Apresenta hipertextualidade ,metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer é simples e agradável, e apresenta rápida conexão, o que facilita a navegação. Promove articulação entre usuário e proprietários dos imóveis.


Agência de viagem (Portugal). Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de pacotes de viagens) e informação sobre o local (história e aspectos ambientais), sobre o roteiro da viagem e sobre hotéis. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto) multiplicidade e topologia. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer é simples e agradável. Explora a hipertextualidade e a multiplicidade para conectar o usuário com diversas localidades. As informações são restritas a descrição de alguns aspectos turísticos do município, propagando o imaginário da carta.


Hotel Coqueiro Verde. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e informação sobre as características gerais do município, preparando o turista para eventuais situações constrangedoras com exploração do turista por cambistas. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. O designer é agradável e facilita a navegação. As informações são precisas mas oferecem ao usuário uma concepção mas prepara o usuário para eventuais problemáticas sociais.


MA Camping. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias), informações sobre o Arraial d’Ajuda (festividades e natureza) e sobre o camping. Também oferece educação, apresentando um regulamento de conduta no local. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ícones, fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é um pouco confuso. Muitos ícones e muitas variações da fonte (diversos tamanho, cor, tipo, e estilos) causam um certo desconforto à visão.


Hotel Pousada Saudosa Maloca. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias – via e-mail) e informações sobre o hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros). Utiliza da analogia e da assimilação. O designer agradável e a rápida conexão facilitam a navegabilidade.


Livro on-line – Freire’s on-line. Non-grounded cybercity. Oferece informações sobre praias, festividades noturnas e demais aspectos turísticos, incluindo perplexidades sociais conseqüentes da especulação em torna da atividade. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografias e texto), multiplicidade, exterioridade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. O designer é semelhante à de uma revista impressa. Utiliza dos recursos do meio para aprofundar as informações apresentadas. Utiliza da ironia para descrever o local, compondo um texto original para apresentar ao usuário aspectos sociais negativos provocados pela especulação em torno da atividade.



Galeria Atelier de Oscar Araripe. Metaphorical cyberciry. Oferece interação por e-mail e caixa de opinião e e-comerce. Apresenta heterogeneidade (fotografia e texto) e utiliza da assimilação. Página de vendas de obras de arte. Assemelha-se a um catálogo sem fornecer informações detalhadas.


Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre a história e aspectos turísticos do município. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (texto e fotografia). Utiliza da analogia e da articulação, estabelecendo um conexão entre artesão e usuário. A página possui um designer agradável.


Revista eletrônica. Metaphorical cybercity. Oferecer interação por e-mail e jornalismo. Apresenta hipertextualidade , metamorfose e topologia. Utiliza da analogia. A página assemelha-se á um jornal impresso, apresentando editorias fixas. As chamadas ficam ordenadas uma após outra, de modo que é necessário usar da barra de rolamento para visualizar todas as notícias.


Pousada Beijo do Vento. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre as acomodações e serviços da empresa. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (texto e fotografia). Utiliza da analogia. O designer é pouco agradável e não estimula ao deslocamento pelo site, uma vez que é preciso a barra de rolamento para percorrer todas as informações e encontrar links de interação.


Pousada Catamarã. Non-grounded cybercity. Oferece prestação de serviço (reserva de diárias) e informações sobre a localização, as acomodações e serviços da empresa e sobre aspectos naturais do município. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (som, fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. Designer simples e agradável e a rápida conexão facilitam a navegação.


Guia de viagem. Non-grounded cybercity. Oferece interação por fórum, e informações sobre a história e atrativos turísticos do município. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (texto e fotografia), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da articulação, estabelecendo uma conexão entre o usuário e empresas do trade turístico. O designer permite fácil navegação, por sua agradabilidade e rápida conexão.


Agência de viagem (agência on-line). Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias, de passagens e de pacotes turísticos), informações sobre a história e aspectos turísticos do município. Oferece também jornalismo direcionado ao turismo, ratificando o conteúdo das informações. As notícias são voltadas para vender o local como produto turístico, não demonstrando um compromisso social. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da Analogia, da substituição, da assimilação e da articulação. O designer agradável e a rápida conexão facilitam a navegação pelo site. Promove a articulação do usuário com empresas hoteleiras.


Site em construção, a análise foi feita a partir de sua estrutura e de alguns. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e chats, prestação de serviços (canal de desaparecidos e de busca de emprego), informações sobre aspectos turísticos e endereços úteis, educação (através dos links ciência e meio ambiente). Oferece também jornalismo abordando notícias gerais. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (texto e fotografia), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site.


Tropical Oceano Praia. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre as tarifas e serviços do hotel. A página é semelhante a um panfleto, tem rápida conexão utiliza apenas da analogia.


Empresa de Consultoria. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, além de disponibilizar um caixa de diálogo na qual o usuário pode negociar em tempo real com a empresa. Oferece prestação de serviços e e-comerce (aluguel e venda de imóveis) e informações gerais sobre Trancoso e sobre os imóveis a ser negociados. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografias e texto), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site, que corresponde à extensão de uma empresa paulista que atua em várias localidades. As informações disponibilizada propagam o imaginário da carta de Caminha, enfatizando a natureza exótica, o mito de descobrimento e o multiculturalismo.


Revista eletrônica. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, informações gerais sobre o município e jornalismo. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. O jornalismo apenas propaga o imaginário turístico, já difundido, sobre o local.

Herbário. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e educação, utilizando da analogia. Apresenta hipertextualidade, e topologia. O site disponibiliza estudos científicos sobre o meio ambiente.


Projeto Coral Vivo.Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e jornalismo. Apresenta hipertextualidade e utiliza da analogia. A página disponibiliza jornalismo científico. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação.


Portal sobre o Brasil. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e enquete, jornalismo e informações gerais a história, festividades, o comercio, espaços de fluxo e sobre atrativos turísticos do município. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (som e texto), multiplicidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. As informações oferecidas correspondem ao imaginário da carta, o designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site.


Site sobre eco-turismo. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre os aspectos naturais do local, enfatizando a potencialidade para a prática do eco-turismo. Apresenta heterogeneidade e utiliza da analogia. O designer não é muito agradável, as cores fortes causam uma poluição visual.


Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre as festividades do município, enfatizando as cabanas do circuito Porto Nigth. Apresenta heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia. O designer é agradável e a página disponibiliza informações permeado pelo imaginário da carta.


Hotel Distribution Network. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre as praias, locais de lazer, lista bares e restaurantes e endereços e telefones de bancos, rodovia´ria, aeroporto e demais instituições prestadoras de serviços públicos. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, assimilação e articulação. O site representa uma empresa prestadora de serviços turísticos. Estabelece conexão entre o usuário e hotéis. As informações disponibilizadas estão longe de representarem a dinâmica do município, limitando-se a expor motivos turísticos. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação.


Agência virtual de reservas de diárias. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre aspectos turísticos da localidade. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia, da substituição e da articulação. o designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site, que corresponde a uma operadora virtual de serviços turísticos que também articula usuários e hotéis.


Jornal eletrônico. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e enquete, informações para a comunidade local e para turistas, além de uma prática jornalística voltada para a decodificação do cotidiano local. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. Apresenta um vasto conteúdo jornalístico, que possibilita uma compreensão sobre a dinâmica do local. O rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação.


Site de informações turísticas. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre a história, o meio ambiente e aspectos festivos do município. Apresenta hipertextualidade, multiplicidade e topologia. Utiliza da analogia e da articulação. O designer simples e agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site. Promove a articulação entre hotéis e usuários e reproduz o imaginário da carta de Caminha.


Revista eletrônica. Metaphorical cybercity. Oferece interação e informações sobre as festividades do município. apresenta hipertextualidade e assimilação. Página semelhante á de um periódico impresso.


Residencial Alto do Arraial. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações do hotel e a enumeração de aspectos do cotidiano local. apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (ícone, fotografia e texto). Utiliza da analogia e da assimilação. A rápida conexão facilita o deslocamento pelo site, mas a utilização do flash causa um efeito desagradável. As informações são superficiais e não dão conta da complexidade social.

Revista turismo. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, fórum e chat, prestação de serviços (espaço para distribuição de currículos, espaço para anúncios, diversão – Karaokê – além de serviços turísticos). Oferece jornalismo, voltado para a decodificação de práticas turísticas. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografias e texto) e topologia. Utiliza da analogia e da assimilação. A página referente às reportagens turísticas limita-se aos aspectos festivos do local e às potencialidades naturais, propagando imaginário da carta.


Caderno virtual de turismo. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e uma caixa de diálogo, prestação de serviços (disponibiliza espaço para publicação de artigos científicos), educação e jornalismo, trazendo reportagens referentes ás praticas turísticas. Apresenta hipertextualidade, metamorfose r mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da substituição. O designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site.


Agência de turismo. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e caixa de diálogo, prestação de serviços (reservas de passagens e de diárias) e informações sobre a localização e aspectos turísticos. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (fotografias e texto), topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação. Utiliza da hipertextualidade tanto para aprofundas as informações quanto para remeter o usuário a outros conteúdos. Promove a articulação ente usuário e hotéis.


Hotel Shalimar. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre as acomodações do hotel e aspectos turísticos do município. apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ícones, fotografias, som e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. O designer do site dificulta a navegação (barra de rolamento horizontal e vertical), contudo utiliza de ícones, imagens e textos agradáveis. S informações reproduzem o imaginário da carta.


Site sobre parques e reservas nacionais. Metaphorical cybercity. Oferece informações (localização, distância da capital, enumera hotéis, restaurantes e atrativos turísticos) e educação (detalhes da fauna e flora, arquivo histórico e instruções de como se comportar no local). apresenta hipertextualidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação, site específico para a comunidade do turismo ecológico.


Geocity Yahoo. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre a história e sobre socais de hospedagem. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografias e texto) topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da articulação. promove a articulação do usuário com hotéis e locadoras de automóveis. O designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site.

Prestadora de serviços turísticos. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre peculiaridades locais (culinária, artesanato, atrativos turísticos, tipo de roupas e objetos necessários para se usar no local). Apresenta hipertextualidade, metamorfose, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da articulação, pondo em conexão usuário e empresas turísticas.


Hotel Estrela d’água. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias) e informações sobre o hotel e sobres Trancoso (história e aspectos ambientas). Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site.


Hotel. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre o local e sobre as acomodações e serviços do hotel. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (fotografia e texto). Utiliza da analogia e da assimilação. O designer é simples e utiliza da barra de rolamento e da hipertextualidade para ampliar as informações sobre a localidade e para a prestação de serviços.


Poty Praia Hotel. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações do hotel, utilizando da analogia. Página com poucas informações apresentando apenas algumas informações sobre o hotel e a localização.


Agência de viagem. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de pacotes turísticos) e informações sobre o município (história, atrativos turísticos, restaurantes e meios de transportes locais). Apresenta hipertextualidade, metamorfose, heterogeneidade (texto e fotografia) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. A lenta conexão e a utilização da barra de rolamento dificultam a navegação.


Pousada Bahia Bonita. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diária) e informações sobre as acomodações da empresa e sobre Trancoso. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (ícones, fotografias e textos) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação. Os ícones são bastante criativos, comunicando imediatamente o conteúdo do link (permitindo, então, uma leitura semiótica).


Agência de viagem. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reservas de diárias e de passagens aéreas) e informações sobre a história e aspectos turísticos do município bem como sobre as instalações dos hotéis credenciados. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação. Promove a articulação de usuários com hotéis e as informações remetem ao mito do descobrimento.


Pousada e restaurante Erva Doce. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações e serviços da empresa. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação.


Site específico para turistas. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, fórum e enquete, prestação de serviços (reserva de diárias) informações sobre a história e aspectos turísticos. Apresenta hipertextualidade, metamorfose, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. O objetivo do site é promover interação entre os usuários bem como articulação destes com empresas hoteleiras. Apresenta espaço para cadastramento e posterior disponibilização de suas experiências e fotografias.


Apartamentos Zirinei residencial. Non-grounded cybercity. Oferece interação por e-mail, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre história e atrativos turísticos do município e sobre as acomodações e serviços da empresa. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografias e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. O designer agradável e a rápida conexão facilitam o deslocamento pelo site.


Hotel. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e forum, prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre Trancoso e sobre as acomodações do hotel. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e da assimilação. Designer semelhante à de revista impressa, reproduz o imaginário da carta.


Casa Amarela Hotel. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações, serviços e localização do hotel. Apresenta hipertextualidade e heterogeneidade (fotografia e texto) e utiliza da analogia e da assimilação. Possui rápida conexão e designer agradável.


Residencial das Araras. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços (reserva de diárias) e informações sobre as acomodações do hotel e sobre a localização. Apresenta hipertextualidade e utiliza da analogia e da assimilação. Possui rápida conexão.


Mata Nativa Pousada. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre a pousada e enumeração de atrativos turísticos. Apresenta hipertextualidade e utiliza da analogia. Possui rápida conexão.


Guia virtual de hotéis. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre as instalações dos hotéis cadastrados. Apresenta hipertextualidade, metamorfose e topologia e utiliza da articulação. A página é votada para promover a interação entre empresas hoteleiras e usuários.


Cidade virtual. Metaphorical cybercity. Oferece informações sobre a história, a localização dados estatísticos e geográficos, enumeração de atividades econômicas, bem como lista telefones úteis, hotéis, restaurantes e apresenta alguns aspectos turísticos. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia e articulação. A rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação.


Club Med Trancoso. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail, informações sobre as características e serviços da empresa bem como sobre aspectos naturais e históricos de Trancoso. Oferece jornalismo com notícias limitas ás ações da empresa. Apresenta hipertextualidade, topologia e mobilidade dos centros e utiliza da analogia. A rápida conexão e o designer agradável facilitam o deslocamento pelo site.

Secretaria de cultura e Turismo do Governo do Estado. Metaphorical cybercity. Oferece interação por e-mail e informações sobre a história e atrativos turísticos do município. apresenta hipertextualidade, topologia e mobilidade dos centros. Utiliza da analogia. Rápida conexão e o designer agradável facilitam a navegação. As informações reproduzem o imaginário da carta.


Pousada Tororão. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços e informações sobre a localização e acomodações da empresa. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. Conexão lenta e designer desagradável dificulta a navegação.


Pousada Acuarela. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços e informações sobre a localização e acomodações da empresa. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. Conexão lenta e designer desagradável dificulta a navegação.


Pousada Acuarela. Metaphorical cybercity. Oferece prestação de serviços e informações sobre a localização e acomodações da empresa. Apresenta hipertextualidade, heterogeneidade (fotografia e texto) e topologia. Utiliza da analogia, da assimilação e da articulação. Conexão lenta e designer desagradável dificulta a navegação.










  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
Sobre o autor:

Moabe Breno Ferreira Costa é graduado em Comunicação Social, pela UEPB, mestre em Cultura e Turismo (UESC-UFBA) e faz doutorado na UFRN –bolsista CNPq. É também professor universitário e tem mais de dez anos em experiência com comunicação institucional.

 

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734564U1

sobre o Livro:
 

O Livro ‘Tecnologia, Cultura e Turismo: perplexidades e complexidades de Porto Seguro-BA na era da cibercultura’ busca entender a cultura turística, discutindo temas como virtualização e metamorfoses sociais e tecnológicas; apresenta uma associação entre turista e flâneur benajaminiano, além de uma noção de turismo cyberpunk, trazendo abordagens sobre raves, música eletrônica, ciber-moda. Há também uma análise de sites de empreendimentos turísticos e uma sugestão de construção da cidade virtual turística.

bottom of page